Cartão de Crédito – vantagens e desvantagens

A utilização do cartão de crédito não é vista da melhor forma pelos portugueses pois ainda está associada à causa do sobre-endividamento de muitas famílias.

Se para algumas situações pode ser verdade, não deixam de haver inúmeras vantagens na sua utilização quando esta é feita de modo responsável.

Hoje em dia existem uma grande oferta de cartões de crédito. Nem todos são iguais mas, as vantagens e desvantagens da sua utilização são geralmente comuns a todos. 

Saiba das vantagens deste tipo de produto se quiser tirar o máximo partido da sua utilização e até poupar nas suas compras.

Conheça as desvantagens de utilizar o cartão de crédito se quer minimizar ao máximo os riscos da sua utilização.

Vantagens do cartão de crédito

Prático e flexível

Os cartões de crédito são uma excelente forma de evitar andar com dinheiro no bolso.

Tem a vantagem de poder ser utilizado não só em Portugal mas também no resto do mundo. Assim, pode pagar em diferentes moedas sem ter que se preocupar. Este tipo de cartão torna-se essencial nas suas viagens para o estrangeiro.

Despesas inesperadas

Ter um cartão de crédito, com plafond disponível, para uma despesa que apareceu e que não estávamos a contar, é sem dúvida uma grande vantagem que nos pode “salvar” de uma situação pontual.

Crédito sem juros

A grande maioria dos cartões de crédito permite utilizar o plafond sem aplicação de juros desde que o pagamento seja feito na totalidade até X dias.

Protecção nas compras com cartão de crédito

Hoje em dia os cartões de crédito já dão um período de protecção em caso de roubo, uso fraudulento, best price, protecção de compras, etc. Esta é uma das grandes vantagens da sua utilização pois, dá uma grande segurança e confiança aos clientes especialmente em compras online.

Recompensas

A maioria dos cartões dão descontos em postos de combustíveis e outras lojas pois existem estabelecimentos que têm acordos com as instituições financeiras. Este não só lhe podem oferecer descontos mas também outras vantagens sempre que fizer compras

Alguns cartões de crédito também têm o chamado cashback, que lhe dá de volta uma percentagem das suas compras mensais.

Desvantagens do cartão de crédito

Endividamento

O cartão de crédito está associado ao endividamento das famílias pois existem muitas pessoas que ainda utilizam o plafond extra para fazer compras que podem ser consideradas supérfluas.

Se este comportamento for recorrente o plafond esgotará rapidamente. Se não conseguir fazer o pagamento total até X dias para evitar pagar juros, irá ter mais um encargo no seu orçamento familiar visto que a entidade irá começar a cobrar juros sobre o valor utilizado.

Juros elevados

É do conhecimento geral que este tipo de produto financeiro é um dos que apresenta as taxas mais elevadas no mercado. E em caso de imcumprimento estas taxas poderão subir ainda mais.

Consulte no site do Banco de Portugal as taxas máximas que podem ser cobradas para o cartão de crédito.

Taxas de levantamento no cartão de crédito

Geralmente é cobrado uma taxa sempre que se pede para fazer um levantamento em numerário ou para a sua conta à ordem, sendo mais conhecido por cash advance.

Portanto, sempre que for fazer compras em lojas deve dar preferência ao pagamento com o cartão para minimizar os custos com as taxas.

Conclusão

O cartão de crédito deve ser visto como um crédito normal, com a mesma importância e com o compromisso e responsabilidade para o utilizar da melhor forma sem colocar em causa a saúde financeira e o orçamento familiar.

Existem muitos cartões e não deve aceitar logo o primeiro que lhe apresentem.

Portanto, analise e tome uma decisão informada e ponderada. Conheça o nosso cartão de crédito com inúmeras vantagens.

Simule no nosso simulador e consiga ter um cartão de crédito com as melhores taxas do mercado e usufruir de todas as vantagens que este lhe permite.

Documentos necessários para o Cartão de Crédito:

  • Cópia do Cartão de Cidadão
  • Comprovativo de morada
  • Último recibo de vencimento
  • Comprovativo de IBAN
  • Mapa de Responsabilidade de Crédito

Simulador de Crédito

Gratuito e Sem Compromisso