Entrevista na País Positivo: “Findigno: Ajuda a pôr as suas finanças em ordem”

Na edição desta semana, País Positivo (revista distribuída no Semanário Sol) entrevistou o CEO da Findigno, Carlos Reis.
A entrevista centrou-se na clarificação do crédito consolidado, dicas para evitar e prever os sinais do sobreendividamento.

Nesta entrevista também fica a conhecer-nos melhor, quer através da história e da missão quer pelo tipo de serviços por que prestamos para ajudar os portugueses a conseguirem a liberdade financeira que merecem.

O nosso CEO dá-lhe as melhores dicas para simplificar a sua vida financeira:


Entrevista

“O crédito consolidado pode ser a solução quando mais de 50% do seu rendimento vai para pagar créditos, com este recurso é mais fácil gerir as suas finanças, porque tem a hipótese de resumir todos os créditos a uma mensalidade.”

carlos reis findigno

Como se pode caraterizar o crédito consolidado e em que situações se pode recorrer a esta solução?

“O Crédito Consolidado não é mais que um Crédito Pessoal, mas em vez de o montante solicitado ser disponibilizado na conta do cliente para uso pessoal do mais diverso possível, é utilizado para liquidar outras linhas de Crédito existentes, sendo que pode ter associado liquidez monetária ou não. Pode e deve-se recorrer a este tipo de crédito pelas mais variadas razões: o cliente pretende apenas ter um débito mensal em vez do espalhamento mensal de débitos bancários de uma quantidade elevada de créditos, sendo que chega a um ponto em que não sabe o que está a pagar e a que crédito diz respeito; o cliente atualmente tem uma taxa de esforço elevada e pretender atingir uma atenuação dos encargos mensais; o cliente pretende liquidar determinados cartões de crédito, que por norma, possuem taxas de juros mais elevadas que um crédito Consolidado, por exemplo.”

Na verdade, o crédito consolidado pode evitar a rutura financeira e até a insolvência?

“Certamente. O Crédito Consolidado é essencial, fundamental e cada vez mais importante nessa perspetiva financeira. O Crédito Consolidado ainda não se encontra muito divulgado pelas entidades Bancárias, mas tem-se tornado um tipo de Crédito importante, no alívio dos encargos mensais, que cada vez mais os Portugueses têm a necessidade de adquirir. Obviamente que nem todos os clientes poderão ter acesso ao Crédito Consolidado pelas mais variadas razões, contudo estou plenamente consciente que os que adquirem e tem possibilidade de realizar este tipo de Crédito, tem uma redução significativa nos seus encargos mensais, sendo que pode ser a diferença entre a liberdade Financeira e um possível incumprimento.”

Quais os sinais de alerta que indicam que uma família está numa situação superendividamento?

“Todas as famílias, seja apenas um individuo, seja um casal, com ou sem filhos, devem começar a ficar alarmadas quando sentem que estão a ter dificuldade em cumprir com as suas obrigações financeiras, o mais importante, e que por vezes não existe essa consciência, quando têm a necessidade de recorrer a cartões de crédito para pagar essas mensalidades. Obviamente, que num mês pode, ocasionalmente, aparecer uma contrariedade e recorrer a um cartão de crédito para colmatar essa situação, mas nunca transformar este ato isolado, como um ato recorrente.

O que ocorre sistematicamente, nos casos do cartão de crédito, os clientes poderem fasear o pagamento das suas dívidas. Esta facilidade, muitas vezes, leva ao engano do cliente; que escolhe um valor mínimo de mensalidade e posterior vai amortizá-lo, sempre que precisar vai recorrer novamente e torna-se um efeito de bola de neve. Com o passar do tempo, uma dívida de poucas centenas de euros, pode-se transformar facilmente numa dívida de alguns milhares de euros, isto com um simples cartão de crédito. Com a crise financeira muitas famílias ficaram endividadas.”

Quais as soluções que a Findigno apresenta numa situação de superendividamento?

“A Findigno Lda., além de outros tipos de créditos, apresenta realmente o Crédito Consolidado como a principal solução para resolver uma situação de sobreenvidamento. Recomendo que contatem a nossa empresa, mesmo que não queiram realizar um Crédito, a retirar todas as questões sobre o tema, uma vez que estamos sempre disponíveis para poder ajudar e esclarecer qualquer cliente que possua dúvidas sobre o tema, seja telefonicamente ou por e-mail. A nossa empresa faculta igualmente uma edição quinzenal no nosso blog (www.findigno.pt), onde são publicados artigos e dicas relacionados com mundo Financeiro, bastante útil para qualquer leitor se informar e ficar esclarecido em relação aos mais variados temas.”

Qual a abrangência das vossas valências no mercado financeiro?

“A nossa empresa, além do Crédito Consolidado já anteriormente divulgado, possui outros tipos de Créditos, nomeadamente o Crédito Pessoal, Crédito Habitação e mais recentemente o Crédito Automóvel. Independentemente do tipo de Crédito, a nossa empresa possui as mais variadas parcerias com as principais instituições Financeiras a nível nacional, que nos permite apresentar a melhor solução para cada caso.

Em relação ao Crédito Habitação, nomeadamente na Transferência de Crédito Habitação, possuímos parcerias que nos permitem apresentar spreads altamente competitivos, tendo em consideração o mercado atual, todos os encargos na transferência do Crédito Habitação, é suportado pelo parceiro, o único encargo que o cliente tem com esta operação é a avaliação do imóvel. Atualmente, estamos a estabelecer parcerias para a concessão de Crédito Automóvel, de modo a tornarmo-nos altamente competitivos como acontece nas outras áreas em que atuamos. Estamos confiantes que em 2020, teremos igualmente uma cota de mercado importante como intermediário na concessão de Crédito Automóvel, tal como acontece nas outras áreas.”

Uma das preocupações das pessoas é encontrar empresas intermediárias de crédito que estejam legalizadas. Quais as indicações que nos permite fazer essa distinção?

“Este é um tema bastante sensível e importante no que diz respeito a legalidade deste tipo de empresa. Desde 31 de Julho de 2019, que todas as empresas que estão autorizadas a desempenhar as funções como intermediárias de Crédito, independentemente da categoria em que se insiram, tem que estar registadas junto do Banco de Portugal. Essa lista de empresas pode ser consultada no próprio site do Banco de Portugal. É fundamental que os clientes tenham em mente, que como em qualquer outro negócio, existe burlas, às vezes, as pessoas estão mais vulneráveis e querem ver o seu problema rapidamente resolvido, mas devem estar sempre atentas.”

O que fazer se mais 40% do seu rendimento é destinado a pagamentos mensais?

“Deve entrar em contato com a Findigno, para que possamos apresentar a melhor solução para o seu caso. Tal como referi anteriormente, ao atingir a taxa de esforço igual ou superior a 40%, pode precisar de aconselhamento financeiro para equilibrar o seu orçamento.

Poderão existir cartões de créditos que estão a ser usados em excesso; créditos que poderão ter taxas muito elevadas e perante este cenário, ao contatar-nos tentaremos sempre apresentar uma solução que vá de encontro ao que o cliente pretende, de modo a atingir a fluidez financeira de que tanto precisa e ambiciona. Deixo igualmente uma nota que gostaria que fosse realçada. Todos os clientes que nos contatam e pretende realizar um crédito, independentemente qual seja, não terá qualquer tipo de encargo, uma vez que as nossas remunerações são pagas pelos nossos parceiros.”

História e missão da Findigno

“A Findigno surgiu em 2015 no mercado de intermediação de Crédito. Foi fundada apenas por duas pessoas, o atual Diretor da empresa, Carlos Eduardo Reis e a sua mulher, Carina Inácio. Obviamente com o tempo, a empresa foi aumentando o número de funcionários, de parcerias e de famílias que ajudamos na obtenção de uma melhor vida financeira. A nossa principal missão é tentar ajudar o maior número de pessoas a atingir os seus objetivos financeiros, tendo sempre em consciência o quão importante e fundamental é, uma vida financeira estável.”

 


A Findigno é Intermediário de Crédito Vinculado Registado no Banco de Portugal com o nº 0002706.
Neste artigo pode saber mais sobre este assunto.

Quer ser ajudado pela nossa equipa? Não hesite em contactar-nos. Basta simular no nosso simulador e receberá uma resposta em menos de 48h.

Simulador de Crédito