Dicas para ajudar a ter um crédito responsável

Um crédito é mais do que simplesmente pedir dinheiro emprestado. O objetivo é conseguir concretizar algo sem comprometer o orçamento mensal ou a segurança financeira. Este é o conceito de crédito responsável.

Dado os máximos históricos atingidos recentemente no crédito ao consumo, as instituições financeiras assim como os consumidores devem ter uma atitude mais responsável perante o crédito.

sete dicas essenciais para um crédito responsável:

1ª Avaliar se a contratação de crédito é mesmo necessária.

2ª Escolher o tipo de crédito que mais se adequada às suas necessidades.

Existem diferentes tipos de crédito aos consumidores, dependendo das suas finalidades:

3ª Avaliar o impacto que a prestação mensal do crédito tem no orçamento familiar.

Verifique se os seus rendimentos são suficientes para garantir o pagamento de todos os seus compromissos financeiros. Será necessário antecipar as despesas e os rendimentos que virá a ter no futuro para poder cumprir o compromisso durante todo o prazo.

4ª Comparar diferentes créditos.

Antes de contratar um crédito é essencial comparar várias opções para conseguir mais facilmente contratar um crédito responsável. Peça a FINE para poder analisar todas as características e condições do crédito de forma ponderada. Saiba que informações contém este documento neste artigo.

5ª Fornecer informações fidedignas sobre a sua situação económica para que a instituição avalie corretamente o risco do empréstimo.

6ª Ler com atenção a minuta do contrato e colocar todas as dúvidas à instituição antes de assinar o contrato.

7ª Caso a instituição lhe proponha a aquisição de outros produtos ou serviços, informe-se sobre o custo do crédito com e sem vendas associadas.

Caso não seja vantajoso para si pode sempre optar por não adquirir os produtos sugeridos. Se subscrever esses produtos ou serviços, informe-se sobre as consequências no custo do crédito caso venha a desistir de um ou mais produtos ou serviços no decorrer do contrato.


Na Findigno ajudamos a avaliar a sua situação para conseguir crédito responsável.

A Findigno rege-se sobre os mais elevados padrões de profissionalismo, ética, moralidade e responsabilidade, de forma a que o cliente, quando todo o processo terminar, se encontre inteiramente satisfeito.

Faça já a sua simulação e veja o seu pedido avaliado por técnico especializado na área financeira.

Simulador de Crédito