A Euribor está a subir – 5 coisas que deve saber

Nesta altura em que a Euribor está em máximos de agosto de 2020 é importante estarmos a par das suas variações. Isto, porque, a Euribor está presente na esmagadora maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal.

Para lhe dar a conhecer a Euribor, reunimos para si as 5 coisas que deve saber.

O que é a Euribor?

A Euribor é a forma abreviada de European Interbank Offered Rate.

Este indexante é definido diariamente pela Federação Europeia de Bancos e obtido através da média das taxas de juro anunciadas por 52 bancos europeus (nos empréstimos que fazem entre si). Em Portugal, apenas a Caixa Geral de Depósitos integra este grupo.

Como o Banco Central Europeu influencia o valor da Euribor?

Se numa dada altura a política definida pelo BCE for no sentido de dinamizar a economia, as taxas de juro tendem a baixar, para que o dinheiro fique mais barato e acessível.

Se, em vez disso, for preciso adotar medidas mais restritivas, para retirar liquidez da economia e, dessa forma, controlar a inflação, as taxas terão tendência para subir. Dado que os bancos também se financiam junto do BCE, estes tendem a replicar as tendências.

Euribor a 3, 6 e 12 meses?

Dependendo do prazo da Euribor escolhida, o valor do indexante é revisto a cada 3, 6 ou 12 meses no decorrer do contrato do crédito à habitação.

Em Portugal, a maior parte dos empréstimos para a compra de casa estão indexados à Euribor a 6 meses, apesar de, nos contratos mais recentes, a Euribor a 12 meses seja já a predominante.

Aqui pode consultar os valor atuais da Euribor nas várias maturidades – Ver taxas.

Como funciona a taxa de juro negativa no crédito à habitação?

Em maio de 2018, foi aprovada legislação que obriga os bancos a refletirem, as médias negativas da Euribor, na totalidade.

Se tem um empréstimo com taxa variável, e a soma da média da Euribor com o spread for negativa, então tem direito ao crédito de juros. No entanto, o mais comum tem sido ver este montante abatido ao capital em dívida.

Aumento em todos os sentidos

Este é um novo aviso para o aumento da prestação para quem tem crédito à habitação. Isto depois de no mês passado termos alertado também para um aumento devido ao encurtamento da maturidade deste tipo de crédito. Saber mais.

Comprar uma casa é um grande investimento, e por isso não devemos facilitar. Temos que nos informar e simular para conseguirmos fazer o melhor negócio.

O mais provável é que as taxas não se mantenham sempre negativas, por isso, o melhor é sermos cautelosos e garantir que mesmo que o mercado sofra alterações, estejamos em condições de continuar a pagar a prestação.

Se notar que com a variação da taxa Euribor a sua prestação fica mais cara, considere fazer uma transferência de crédito habitação. O objetivo é baixar o spread e poupar milhares de euros no final do contrato.

Simule gratuitamente no nosso site, e veja quanto poderá poupar todos os meses.

Trabalhamos com os bancos com os spreads mais baixos do mercado.

Simulador de Crédito

Gratuito e Sem Compromisso