Na subida da procura de crédito, os bancos apertam critérios para concederem crédito.

Numa altura em que se prevê uma subida na procura de crédito pelas famílias, os bancos apertam critérios para concederem crédito.

Neste segundo trimestre, haverá uma maior procura de crédito por parte dos particulares. Algo que se deve, essencialmente, ao baixo nível das taxas de juro, sobretudo no crédito habitação, que continua a beneficiar de spreads com juros negativos.

No entanto, os bancos já estão a ser mais restritivos na concessão de crédito. No caso das famílias, existiu uma maior exigência na concessão de crédito ao consumo, tendo havido um ligeiro aumento no número de pedidos de empréstimos rejeitados. Já no crédito habitação, apesar dos critérios de concessão se manterem inalterados, aconteceu o mesmo com a proporção de pedidos rejeitados.

Fonte: Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito – Banco de Portugal

Empréstimos por pessoas não autorizadas

Com o aumento dos critérios, e consequente aumento de pedidos de empréstimos rejeitados, as famílias podem sentir-se tentadas a recorrer a empréstimos através de ofertas de crédito no e-mail, Whatsapp, Messenger e Facebook.

São centenas as ofertas a circularem online que vieram juntar-se aos anúncios dos classificados de jornais e revistas, com títulos como por exemplo “Crédito rápido”, “Empresto dinheiro”, “Oferta de crédito fácil entre particulares”. Da mesma forma que prometem “resposta em poucas horas”, “paga quando puder”, “sem precisar dos bancos”, e garantem sigilo.

Nalguns casos, é grande o nível de sofisticação do engano. Usam marcas e imagens de entidades autorizadas a conceder crédito e conteúdos copiados para darem uma aparência de legalidade e fiabilidade.

A única forma de contacto é, muitas vezes, através de formulários disponíveis no próprio site. Não são dados números de telefone e os contactos que aparecem nos sites são falsos. Após o envio do formulário pela vítima, esta é contactada pelo burlão através de e-mail, Messenger ou Whatsapp.

Vários modos de atuação dos burlões na procura de crédito

  1. Os infratores vão pedindo quantias para pagamento de comissões, seguro ou cheques pré-datados. Depois disso, recebem o dinheiro e desaparecem.
  2. O empréstimo é feito, mas as taxas de juro cobradas são muito elevadas. Nalguns casos, chegam aos 300% e quando não é paga uma prestação a cobrança é feita de forma coerciva. Há queixas de lesados que chegam a perder a casa ou o carro que dão como garantia do empréstimo, normalmente de valor bastante inferior ao bem dado em garantia.

Intermediários de Crédito Autorizados

Para não ser enganado, basta ir ao site do Banco de Portugal e consultar a lista das entidades autorizadas a conceder crédito.

Lista de Intermediários de Crédito Autorizados

Em conclusão, se verificar que a entidade não está autorizada é porque não é sujeita a qualquer tipo de supervisão, então desista de recorrer a estas ofertas.

Se se encontrar perante uma situação destas faça uma denúncia ao Banco de Portugal através do e-mail info@bportugal.pt.

O nosso conselho

Não chegue a uma situação de incumprimento. Da mesma forma que deve evitar ter o seu nome na lista negra do Banco do Portugal.

Hoje em dia existem diversas formas de evitar essas situações. Quer através da consolidação de créditos quer através da transferência do crédito habitação pode ver diferenças significativas no final do mês no seu orçamento familiar.

Esse aumento pode fazer toda a diferença para a saúde financeira da sua família e assim evitar o incumprimento.

Simule já e aumente a sua folga financeira.

Simulador de Crédito

Gratuito e Sem Compromisso