Taxa fixa ou taxa variável no Crédito Habitação?

A Euribor tem-se mantido em terreno negativo e desta forma os bancos nacionais estão cada vez mais empenhados em atrair os clientes do crédito à habitação para taxa fixa em vez dos juros variáveis. Hoje em dia a maioria dos financiamentos em Portugal tem por base a Euribor a seis meses.

O alargamento dos prazos máximos do crédito habitação nas taxas fixas é uma das ofertas que a banca portuguesa está a oferecer com objetivo de fomentar o negócio do crédito à habitação.

Porque esta aposta da banca nas taxas fixas?

Desde julho do ano passado que os bancos nacionais são obrigados a assumir integralmente os valores negativos da Euribor nas prestações do crédito à habitação.

Só esta previsto para depois de março de 2021, a Euribor a três meses ficar positiva, ou seja, pelo menos por mais um ano, os contratos futuros, deverão continuar com estes indexantes negativos.

Não existe legislação que determine como é que a taxa fixa deve ser calculada. A maioria das instituições fixa a taxa internamente, ao contrário do que acontece com a taxa variável.

Para os bancos, a taxa fixa é uma situação favorável pois diminui a probabilidade dos incumprimentos causados pela subida da Euribor nas taxas variáveis.

Taxa fixa ou taxa variável?

Depende das condições do cliente e da situação do mercado. O empréstimo mais adequado depende de variáveis como os rendimentos mensais, o prazo do pagamento do empréstimo, a capacidade de aumentar os seus rendimentos a médio prazo ou a percentagem da compra a financiar.

Taxa variável

A Euribor a 12 meses encontrava-se em mínimos históricos no início de 2019. A previsão é de que aumente até estabilizar em valores positivos. A Euribor a seis meses, que é a mais usada em Portugal e da qual dependem a maior parte dos empréstimos com taxa variável, continua em terrenos negativos e deverá subir apenas em 2020.

Taxa fixa

Vantagens: Segurança do cliente, já que a taxa é sempre a mesma. Desta forma poderá organizar as suas finanças, sem depender da evolução a Euribor no mercado.

Desvantagens: Os valores dos juros são mais elevados do que os associados a uma taxa variável apesar de proteger o cliente dos riscos.

 

Crédito habitação ou Transferência de Hipoteca

A Findigno, além de uma empresa especialista em Crédito Pessoal e Crédito Consolidado, possui também parcerias na concessão de Crédito Habitação e na Transferência de Hipoteca.

As despesas de Transferência de Hipoteca são gratuitas com os nossos parceiros.

Se tem um spread superior a 1,5% pode começar a poupar imediatamente.

Simule no nosso simulador e receba uma proposta em 48 horas.

 

Simulador de Crédito