Novo mapa de responsabilidades de crédito

Surgiu um novo mapa de responsabilidades de crédito no final de outubro como consequência da reformulação da Central de Responsabilidades de Crédito pelo Banco de Portugal.

A principal atualização é conter, a partir de agora, a informação sobre todos os créditos concedidos pelas instituições em Portugal com montante inicial igual ou superior a 50 euros.

Desta forma os particulares e pessoas coletivas têm acesso a mapas mais detalhados sobre os seus créditos, quer como devedores quer como avalistas/fiadores.

 

banco de portugal

Outras diferenças no mapa de responsabilidades de crédito?

Ao emitir o mapa de responsabilidades de crédito, o titular poderá obter:

  • O “mapa de responsabilidades de crédito”, com informação detalhada sobre todos os contratos de crédito de que o titular é devedor ou avalista/fiador, organizados em função da instituição.
  • O “mapa de responsabilidades de crédito agregadas”, que resume as responsabilidades de crédito do titular na qualidade de devedor e na qualidade de avalista/ fiador para cada tipo de produto financeiro.

Quando entra em vigor esta alteração?

Os mapas com informação relativa a setembro de 2018 e a datas posteriores já terão as alterações implementadas.

Os mapas de responsabilidades de crédito com data de referência anterior a setembro de 2018 serão consultados no formato antigo.

Porque existe este documento?

O mapa de responsabilidades de crédito é necessário, quer seja para atribuição de um crédito ou apenas para conhecimento pessoal. 

Através deste documento, as instituições conseguem rapidamente as informações necessárias para avaliarem o risco da concessão de crédito.

Para a maior parte dos tipos de crédito, é solicitado este documento.

Portanto, sempre que pretender aceder a um crédito, seja ele o crédito pessoal, crédito consolidado e/ou crédito habitação terá que entregar o documento junto da instituição para avaliação da sua situação.

Obter o Mapa de responsabilidades de crédito

O Passos para obter o mapa de responsabilidades de crédito continuam a ser os mesmos.

Consulte o nosso artigo detalhado sobre a emissão deste documento e que informação contém.

 

Se gostaria de ver a sua situação avaliada por uma equipa de especialistas na área, basta preencher o nosso simulador e receberá uma resposta rapidamente.

 

Simulador de Crédito