O que significam TAN, TAE, TAEG e TAER? – Taxas de Juro no Crédito

As siglas TAN, TAE, TAEG e TAER surgem-nos sempre que nos referimos a empréstimos.
Estas siglas refletem as taxas de juro aplicadas em cada situação. Geralmente são apresentadas em forma de percentagem e servem para calcular o custo do crédito.

Se já tem ou se está à procura de um crédito, então o melhor é saber o que significam estas siglas.
Pode poupar milhares de euros em juros ao escolher o melhor crédito. 

Escolher a taxa de juro mais baixa é uma das nossas dicas neste artigo – Sobre conseguir o crédito pessoal mais barato.

Taxas de Juro

TAN

É a Taxa Anual Nominal e é usada na maior parte das operações com pagamento de juros, como por exemplo na determinação das prestações ou remuneração dos depósitos. A taxa é dividida conforme a periodicidade. Para uma situação de prestação mensal deve ser dividida por 12 e assim sucessivamente.

TAE

É a Taxa Anual Efectiva que corresponde ao custo efectivo de um crédito habitação e é um bom indicador para comparar créditos. Esta taxa de juro reflete também os encargos, comissões e impostos. É de ressalvar que a TAE não reflecte os encargos com seguros e produtos associados ao crédito habitação.

TAER

É a Taxa Anual Efectiva Revista. Ao abrigo do Decreto-Lei nº 192/2009 era obrigatória constar nas simulações de crédito habitação sempre que era feita a contratação de produtos associados ao crédito para se conseguir ter redução do spread. Foi substituída pela TAEG.

TAEG

É a Taxa Anual Efectiva Geral e revela o custo efectivo de um crédito. A definição da TAEG é igual à da TAE com o acréscimo dos custos com seguros do crédito e produtos associados ao crédito habitação.

Esta taxa entrou em vigor desde 1 de janeiro de 2018, com base no Decreto-Lei n.º 74-A/2017, que regula as novas regras do crédito hipotecário. 

MTIC

Outro dado interessante de conhecer é o MTIC. Este valor indica o Montante total imputado ao consumidor. Logo corresponde ao valor total que o cliente irá pagar pelo empréstimo, ou seja, a soma do montante do empréstimo com os juros, comissões, seguros, impostos e também outros encargos.

 

Para poder escolher o melhor crédito aconselhamos que utilize a TAEG e o MTIC. Estes dados são os ideais para comparar as propostas de crédito visto que englobam todos os custos do empréstimo – Saber mais no site do Banco de Portugal.

Precisa de ajuda a esclarecer a sua situação? Entre em contacto connosco.