Maturidade do crédito habitação deve ser de 30 anos até final de 2022

Até final deste ano, os novos créditos habitação devem ter em média o prazo máximo de 30 anos. Esta recomendação do BdP já vem desde 2018, na altura em que o regulador e supervisor bancário criou restrições à concessão de novos créditos.

Em 2020, a maturidade média dos novos contratos de crédito habitação foi de 33,2 anos. O objetivo passa por reduzir este prazo.

Crédito habitação com prazo máximo médio de 30 anos

O BdP recomendou que “a maturidade média do conjunto de novos contratos deve convergir, de forma gradual, para 30 anos até final de 2022”.

Desde 2018, o BdP tem feito relatórios de acompanhamento da execução destas medidas. O próximo deve sair no primeiro semestre deste ano. Recorde essas medidas no nosso artigo.

Maturidade média aumentou em 2020

No último relatório, de março de 2021, o BdP refere que os bancos respeitaram o limite máximo de 40 anos à maturidade nas novas operações.

Lê-se no relatório: “Relativamente à evolução da evolução da maturidade média das novas operações do crédito habitação, apesar da diminuição de 33,5 anos para 32,6 anos, entre julho de 2018 e dezembro de 2019, observou-se uma tendência de aumento em 2020. No final de 2020 a maturidade média fixou-se em 33,2 anos, um valor superior ao do limiar de 30 anos previsto para final de 2022”.

Em Portugal a maturidade média é superior à média da UE

O banco central diz que, em Portugal, a maturidade média de novas operações de crédito habitação é superior ao registado nos países europeus para os quais esta informação está disponível.

“Apesar de se observar um aumento da maturidade média do crédito habitação em outros países da União Europeia entre 2018 e 2019, Portugal continua a destacar-se por ter uma maturidade média das novas operações de crédito habitação superior a 30 anos enquanto a generalidade dos restantes países tem uma maturidade média entre 20 e 25 anos”, lê-se no relatório.

Quais as desvantagens da maturidade elevada para as instituições:

  • Exposição a flutuações do ciclo económico e financeiro durante um período mais longo;
  • Diminuição da flexibilidade de reestruturação de créditos para mutuários em dificuldades financeiras.

Crédito habitação em alta

Segundo dados divulgados pelo BdP, os bancos emprestaram, em novembro passado, 2.061 milhões de euros aos particulares, o maior montante mensal de 2021. Só para o crédito habitação foram 1.353 milhões de euros, mais 7% que em outubro e mais 22% que em novembro de 2020.

No último ano, entre janeiro e novembro foram emprestados no total 13.773 milhões de euros para crédito habitação, mais 35% que no mesmo período de 2020.

Para saber mais informações consulte o comunicado do BdP.

Os nossos conselhos

Acautelar o seu futuro

Não deve pedir um crédito à habitação no prazo máximo possível, ou seja, nos futuros 30 anos de recomendação. Isto porque se ocorrer algum imprevisto e necessitar de baixar as prestações, tem sempre a possibilidade de aumentar o tempo de pagamento. No entanto, se já estiver no máximo estabelecido, não o pode fazer.

Deve realizar uma avaliação, junto do seu intermediário de crédito autorizado, para saber o prazo de crédito mais longo que consegue pagar de acordo com os seus rendimentos. No entanto, deve escolher um prazo inferior para acautelar qualquer situação inesperada.

Comparar várias opções disponíveis no mercado

Avalie várias propostas antes de contratar o crédito já que existem informações que são fornecidas gratuitamente pelo intermediário de crédito:

  • FINE do empréstimo;
  • Informação pré-contratual sobre o serviço de intermediação de crédito.

Por exemplo, analise também:

  • Analise a TAEG e o MTIC das propostas do empréstimo – Descodifique TAEG e MTIC.
  • Além disso, verifique se as propostas do empréstimo prevêem a aquisição de outros produtos. O spread pode ser mais baixo se aceitar contratar os produtos sugeridos.
  • Tome atenção ao prazo do empréstimo. Empréstimos com prazos mais longos têm prestações mais baixas, mas no final sai-lhe mais caro.

Peça-nos uma proposta – Pedido Online com Resposta Imediata

Connosco o Processo é Simples e Rápido

  1. Simulação de crédito.
  2. A proposta enviada para sua avaliação em 24h.
  3. O processo é aprovado e é assinado o contrato.
  4. Aprovação do Crédito Habitação.
  5. Realização da Escritura do Imóvel.

Se este é o tipo de crédito que procura, então faça a simulação no nosso simulador e receber a melhor proposta para o seu crédito em 24h sem qualquer compromisso.

Simulador de Crédito

Gratuito e Sem Compromisso